Wednesday, September 13, 2006

Diàrio de Transbordo – Parte II: Dolores descobre o Pacìfico


Tendo chegado à barulhenta e empoeirada Cidade do México, apòs 12 horas de turbulências aéreas, Dolores foi conduzida à cidade de Toluca, onde outro vôo a aguardava.

No caminho encontrou manifestantes pró-Obrador, que proferiam palavras de ordem contra o presidente eleito Calderòn, que acabara de assumir o governo, apòs um demorado e duvidoso processo de apuração eleitoral; esbarrou em vendedores de tacos; tropeçou em famélicas crianças de grandes olhos indígenas.

Adormeceu com o chacoalhar do jatinho que perfurava nuvens carregadas, e acordou, duas horas mais tarde, tendo abaixo dos olhos a Baixa Califórnia. Surpreendeu-se com a visão, e já acostumada com os freqüentes surtos de fantasia, perguntou-se onde terminava a vida e onde começava a imaginação.

Seria possível que durante o curto espaço de seu sono o deserto de fòsseis urbanos houvesse se convertido num oceano germinante? Temendo perder o instante de fantasia entregou seus pés às águas translúcidas e descobriu, gargalhando com o roçar de escamas sobre seu calcanhar, que em nenhum lugar do planeta se trepa tanto quanto em San Josè Los Cabos, também conhecida como “A entrada do Pacìfico”.

Cardumes multicoloridos., tartarugas, pelicanos, leões-marinhos...todos estão trepando sem descanso no Pacifico! Trepam, indiferentes ao Calderòn e ao Obrador; trepam, indiferentes ao furacão que deixou graves estragos nas rodovias próximas; trepam, indiferentes à fome dos índios massacrados pela ganância dos vizinhos norte-americanos; trepam sobre os pés de Dolores, diante de seus olhos, sobre as pedras, no ar, no fundo do mar...

Descobriu Dolores que o Pacìfico è um oceano de còpulas, onde peixes, pelicanos, tartarugas e leões-marinhos vivem movidos pelo exercício frenético de compartilhar sementes de existência. E a natureza os abençoa, agraciando-os com o mais belo ninho de amor que qualquer deus seria capaz de conceber.

San Josè Los Cabos, 9 de setembro de 2006.

2 Comments:

At 1:47 PM, Blogger A digestora metanóica said...

meu deus! essa é de fazer chorar!
lindo, lindo, lindo!
lu, você brilha e brilhará mto mais!

 
At 9:06 AM, Blogger Mauro Sérgio Farias said...

"Crescei e multiplicai-vos!"

É a vida que transborda no reino de Yemanjá, mãe sereia de bondade e sabedoria infinitas.

O milagre da vida é muito mais sublime ao vivo do que no Globo Repórter...

Beijos em fraternura, minha querida!

 

Post a Comment

<< Home