Monday, June 26, 2006

Olhos de Jabuticaba




Érica é a minha metade apartada que habita em solo mexicano. Grande olhos negros, desses que dão vontade de chupar feito jabuticaba; cabelos lisos, como os de sua mãe, índia de poucas palavras. A conheci, por providência, no Marrocos: como não usava sapatos adequados para o frio, após uma longa caminhada o sangue deixou de circular em meus pés. Tão envolvida estava admirando as belezas de Tanger, que só percebi que minha base estava paralisada quando a dormência chegou aos joelhos. Nesse momento de aflição, os olhos de jabuticaba perceberam meu desespero e me acudiram: enxugando minhas lágrimas e me apoiando em seus ombros, Érica conseguiu a proeza de descobrir um curandeiro no meio da madrugada e carregar-me até sua tenda. E como segundo gesto heróico, conseguiu fazer-se entender em espanhol em território lingüístico árabe.

Acordadas permanecemos nessa noite de aflição, admirando o Mediterrâneo que ameaçava invadir o Atlântico. Descobrimos que nascemos no mesmo ano, que sou apenas dois dias mais velha que ela, que escolhemos e exercemos a mesma profissão, que as histórias de nossos pais são similares, que somos fascinadas por poesia e história latino-americana, que temos várias identidades, que gostamos de voar livres mundo afora, mas que sempre fincamos raízes.

As ervas do curandeiro logo fizeram efeito. Não conseguimos nos despedir, tão admiradas que estávamos com a aborrecedora sucessão de coincidências. Assistimos ao nascer do Sol no Mediterrâneo, lambuzadas de cuscuz, embaladas pelo vinho, trocando juras de amizade eterna e promessas de lutar pela união da América.

Como tínhamos rotas distintas, despedi-me de seus grande olhos negros e acomodei no bolso um papelzinho com o telefone dela. Um ano mais tarde, deixaria o aeroporto internacional do Rio de Janeiro rumo à Cidade do México para unir-me a minha metade mexicana.

Érica repatriou minha metade exilada: comi tacos apimentados, aprendi a odiar o Fox, dancei ao som da marimba, enfrentei o metrô lotado, usei máscaras contra a poluição, chorei com os índios em Chiapas, arranjei um emprego de correspondente no jornal local, fiz amigos, ri com os episódios inéditos do Chaves, fiz promessa pra Virgem de Guadalupe, adquiri os olhos de jabuticaba, que se encharcaram na despedida...

E com os olhos de jabuticaba, tão ressequidos pela saudade da metade apartada, chorei a derrota do México para a Argentina por 2 a 1, nas eliminatórias dessa Copa. O meu sonho de ver a América unida me impede de torcer contra a Argentina, mas, no meu caso, há de se entender, é questão de meio-patriotismo...

4 Comments:

At 5:41 PM, Blogger Cláudia Lamego said...

Lu, que linda homenagem!!!! Se eu não fosse um Caroço e não tivesse compartilhado momentos especiais assim com você até ficaria com uma ponta de inveja dessa menina do México!! E se eu tivesse esse sentimento, meu consolo é que você confundiu minha voz com a dela duas vezes. :-)
Ah, da próxima vez que ela vier temos que dar um jeito de apresentá-la aos nossos!!
Te amo!
Clau

 
At 9:23 AM, Blogger I H. Romero said...

Dos ojos negros que ahora son conocidos como un fruto del Amazonas.

Por invitación de una Amazona vuelta Periodista, entré un día al blog As dores e cores de Dolores . La invitación fue traducida en una necesaria visita al free translator, porque aunque somos lenguas romances, aquel idioma publicado en As dores e cores de Dolores era ininteligible para su servidor. Su autora es Brasileira.

Sin embargo, el problema del idioma fue venturosamente solucionado. El traductor arrojo que aquel título significaba Eyes of Jabuticaba.

...continuara

El relato era para una periodista de la Ciudad de México, que en las ultimas horas había sorteado las elecciones presidenciales de nuestro "México lindo y querido". El

 
At 6:24 PM, Blogger raybanoutlet001 said...

fitflops shoes
oakland raiders jerseys
coach outlet
nike outlet
hermes belts
moncler jackets
ray ban sunglasses
fitflops
nike huarache
ray ban sunglasses

 
At 11:46 PM, Blogger Unknown said...

www0604
fitflops sale clearance
coach outlet
cheap nhl jerseys
cheap snapbacks
mbt shoes
mulberry outlet
cheap jordans
ray ban sunglasses
columbia sportswear
ferragamo outlet

 

Post a Comment

<< Home